domingo, 1 de maio de 2011

Construído ou naturalizado?

Há quem diga que o Brasil é um país livre de qualquer preconceito, um país ótimo para se morar, um país onde todos convivem num marasmo de doçuras. Será?
O que digo é que vivemos em um país coberto por máscaras, coberto por convenções tolas, que tentam nos afastar da triste realidade. O que digo é que ainda somos um povo preconceituoso, um povo que preza certas atitudes, ao invés de outras. Por que? Qual é a origem disso?
Ponho a culpa na nossa formação sócio-ideológica, que trilhou por caminhos da exclusão. Falar aqui da posição do negro na sociedade, não é novidade pra ninguém, então por que atos e posturas racistas teimam continuar?
O Racismo é um conceito construído, por muito tempo, por muitas ideologias; que às vezes parece ser natural; pelo menos para algumas pessoas. Como é o caso acontecido mo Twitter hoje, dia 1 de maio de 2011. Uma menina com nome de "Flavinha Amorim", postou uma série de citações com conteúdo totalmente preconceituoso a respeito do time do Flamengo e sua torcida. O que deve ser ressaltado é sua postura racista, não pode se falar do time. Coisas do tipo:

"Cruz credo, só aparece preto na torcida do flamengo, que nojo" ( http://twitpic.com/4s3ddq/full )

"Ronaldinho, seu preto safado, macacoo, crioulo, batedor de carteira." ( http://yfrog.com/h7r8vsaj )

São falas totalmente excludentes, que representam um boa parte da sociedade. Falas que representam um país que é um paraíso tropical. Um paraíso camuflado, sem oportunidades, sem educação, no sentido mais geral da palavra.

O que fazemos em reação a essas coisas? Se somos cidadão. Ou não?
Não basta a denúncia de tipos como esse. Devemos construir, todos os dias, novos conceitos livres dessas máscaras, que nos cegam e nos amarram. Não simplesmente achar natural, coisas como essas.
Pois não é a primeira vez que acontece, e infelizmente, também não a última. O deputado federal Jair Bolsonaro, que o diga né!

Finalizo aqui, suplicante diante estes fatos lamentáveis. Suplicante por uma nova formação social brasileira, através da Educação intensiva. Suplicante por novas construções ou novas naturezas.

(Monique Ivelise)







Nenhum comentário:

Postar um comentário