quarta-feira, 29 de julho de 2009

Passos de um tango

O tango e sua origem humilde têm muito a mostrar a todos que desejam se aventurar por esta praia. Vou tentar mostrar como uma pessoa sente ao bailar nesta instância. O tango pode ser considerado o símbolo mor da sedução e da sensualidade. De ritmo quente e latino, o tango traz ás pessoas que dançam uma intensa vontade de se dar, de aliar desejo e dança que se misturam ao passar das notas.
Começa pelo traje do par, são roupas que escondem o misterioso. A mulher faz uso de vestidos que têm um corte arrojado e cores fortes, como o preto e principalmente o vermelho, que é a tão famosa cor da paixão. O homem, ternos que mostram a pose e elegância masculina.
Para começar tanguear, é necessário que ambos tenham em mente o espírito verdade da dança, que é de entrega do corpo ao outro e de sedução, que não está propriamente nos passos, mas num conjunto. Na dança, há um teatrar da vida real, os olhos devem se focar em um único alvo, seja ele o parceiro ou outra coisa no ambiente. São os olhos que mostram as intenções do dançarino, mostra decisão e principalmente o querer.
O corpo deve ser livre para vaguear pelas veredas de seu parceiro, mãos, pernas e pés fazem uma dança particular no outro. O toque deve causar arrepios, aquele arrepio que demora passar e tem inúmeras reações. O sussurro deve ser feito, de forma que ambos sintam a vontade de estremecer as estruturas do companheiro.
Ao começo da primeira nota, inicia então os passos ritmados, esquematizados. O casal se torna um, preso por vontade e por verdade do tango. Os movimentos entram em contado com uma superfície discreta. Violinos e acordeões passam a ser casal e vice versa, Homem é musica, é a metamorfose perambulante no ar, que tende ao desfalecer e nascer, a calmaria e a loucura. São mistos de sentimentos, onde tanguista sente vontade se despir diante as óticas do presente, sem qualquer medo ou pudor.
Mulher faz uso de fantasias para conseguir atenção de seu público e principalmente de seu amante na dança, se entrega para os rituais dionisíacos.
Homem recebe de inteiramente grado a oferta e procura reiniciar o arrepio e a loucura em sua companheira. Toca como se fosse à última; ama como se fosse o ultimato e sente como se fosse o amor.
Paixão inter-relaciona casal, público e ambiente, sem esperança de haver dias futuros, então o desejo se faz presente.
Por essas e por outras que a dança latina denominada de tango faz um grande sucesso nos corações dos amantes. De passos simples e um rebuscado enlace, fazem de dançarinos, atores de uma própria história, sem cenário ou diretor, apenas sentidos rubros e ofegantes.
(Monique Ivelise)