segunda-feira, 28 de junho de 2010

Selena Perez


Em seus anos de jovem, o pai de Selena tinha uma banda chamada Los Dinos. Quando tinha 8 anos, o pai de Selena comprou uma bateria, um microfone de uma guitarra e forma a banda Selena e Los Dinos com A.B na guitarra e Suzette na bateria. Eles começam a tocar no recém inaugurado restaurante da família chamado Papagayo´s.
No governo de Ronald Reagan, o restaurante é fechado e a família muda-se para a casa do irmão de Abrahan em Corpus Christi, no Texas. Selena começa a cantar profissionalmente e lança seu primeiro CD em 1984 intitulado "Mis Primeras Grabaciones" (lançado posteriormente sob o selo da EMI).
Quando começou a cair na estrada em turnê pelo Texas, Selena decidiu sair da escola e terminou o colegial pela Escola Americana De Correspondência de Chicago e depois foi aceita pela Universidade de Louisiania, mas nunca entrou.
Em 1986 lançou seu segundo álbum "Alpha" e conheceu Rick Trevi, o fundador do prêmio Tejano Music Award, o Grammy da música Tejana e Johnny Canales, um apresentador muito famoso do Texas.
No Tejano Music Awards de 1987 ganhou como Vocalista Feminina do Ano (premiação que ganhou durante os próximos 10 anos do festival). Em 1988 lança mais dois álbuns "Preciosa" e "Dulce Amor". Em 1989 conhece Jose Behar, um executivo da SBK Capitol/EMI, que viu nela a próxima Gloria Estefan. José sempre viu em Selena um mescla de Gloria, Whitney Houston e Mariah Carey.
Em 1989 assina o contrato com a gravadora e lança "Selena". Nesse mesmo ano assina um contrato milionário com a Coca-Cola e vira garota propaganda da marca, gravando comerciais e lançando posterês.
1989 foi um grande ano para Selena, que começou a fazer muitos concertos pelo país. Contratou então um guitarrista para sua banda. Chistopher Perez (Chris Perez) entra para o grupo e posteriormente começa uma relação com Selena não aceita pela família.

Em 1995, a família de Selena descobriu que Yolanda Saldívar, que na época era presidente e administradora do fã clube de Selena e de lojas da cantora, estava roubando dinheiro da família e decidiram manda-la embora. Selena aceitou encontrar com Yolanda no hotel Days Inn em Corpus Christi, Texas no dia 31 de março de 1995 para buscar alguns documentos. Yolanda, tentando ganhar tempo, disse que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena levou Saldívar até um hospital local onde médicos não encontraram evidências de estupro. As duas retornaram ao hotel e Selena exigiu que Yolanda entregasse os documentos imediatamente. Uma discussão se iniciou e Yolanda tirou uma arma da bolsa. A princípio ela apontou a arma para sua própria cabeça e depois para Selena. Selena virou-se para fugir e foi atingida nas costas por um tiro. A cantora ainda conseguiu correr até a recepção do hotel enquanto Yolanda corria atrás de Selena gritando: "Bitch" (Cadela). No entanto antes de cair no chão devido ao ferimento do tiro, Selena disse que Yolanda tinha atirado nela e disse também em qual quarto a discussão havia ocorrido. Selena foi imediatamente levada à hospital, onde faleceu à 1:05pm de hemorragia com apenas 23 anos de idade.
Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos.
15 anos após sua morte Selena permanece sendo a Rainha do Tex Mex, por seu talento e herança musical. Ela será homenageada com o lançamento de um box com suas grandes canções no ano de 2010.

Ótima cantora, que deixou nos corações dos latinos, a verdadeira música das Américas...