Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Origens estilísticas R&B contemporâneo - rhythm and blues - soul - black music - hip hop
Contexto cultural meados dos anos 50 nos EUA
Instrumentos típicos Vocais - Teclados - Sintetizadores - Drum machine - Sampler - Baixo - Bateira - Guitarra - Raping
Popularidade Internacional, década de 1990 e década de 2000
Neo soul é um subgênero do R&B contemporâneo, porém mais fortemente influenciado pela black music dos anos de 1970, principalmente pelo soul, e, a incorporação de elementos do jazz, funk, hip hop e, ocasionalmente, house music. Embora desde 2000, algumas vezes, existam também elementos da musica electro.
O termo neo soul foi inicialmente cunhado por Kedar Massenburg da Motown Records na década de 1990[1] como uma categoria de comercialização para a música produzida por artistas como D'Angelo, Erykah Badu, India.Arie e Maxwell, que tem como base o soul onde incorporam diversos elementos de outros estilos de black music[2].
Segundo o Allmusic:
"Embora seja praticamente análogo ao R&B, os artistas de Neo-Soul demonstram mais devoção à era do soul clássico dos anos 1970, muitas vezes buscando um som e um estilo de composição com algumas concessões aos acontecimentos no mundo da música pós-1975. O trabalho de Lauryn Hill, primeiro nos Fugees e mais tarde em seu álbum solo The Miseducation of Lauryn Hill (1998), mostrou-se muito importante para a cena neo-soul, assim como a estréia do Erykah Badu em 1997. Várias cantoras do gênero estrearam por volta da virada do milênio, incluindo Macy Gray, Jill Scott, India.Arie e Alicia Keys, Mas apenas a última alcançou o amplo estrelato . Outras figuras importantes do neo-soul incluem Raphael Saadiq, Remy Shand, Sunshine Anderson, Musiq, Peven Everett e Jaguar Wright[3]."
Nenhum comentário:
Postar um comentário